8.6.06

Notas sobre Arqueologia

Retiradas do livro ‘’deuses,túmulos e sábios’’

“Quando abrimos hoje uma obra de sobre a historia da Arte que nos mostra quadros da Antiguidade, se refletíssemos um pouco, deveriam sobrevir-nos certas surpresas.Os autores dos livros parecem não ter tido dificuldade alguma em dizer, com a maior precisão, nas legendas daquelas ilustrações, do que se trata.Esta cabeça, escavada por um lavrador da Campanha, é de Augusto; esta estatua eqüestre representa Marco Aurélio; aquele ali é o banqueiro Lucio Cecílio Jocundo; ou, ainda melhor e mais precisamente, este é o Apolo Sauroctono de Praxíteles; aquela é uma amazona de Policleto;ou ‘’Zeus raptando uma jovem que dorme’’,quadro interior de um vaso de Duris,não assinado.

Quem de nós quebra a cabeça para saber onde o autor da legenda obteve esse conhecimento;onde obteve a certeza das suas afirmações diante de imagens e esculturas que não tem nem a assinatura do criador nem a do representado?

Folheemos as obras dos nossos historiadores.Lemos ali a respeito da historia de povos antigos cuja herança trazemos em nós,em fragmentos da língua, em muitos dos casos costumes e hábitos, nas obras de nossa cultura e nos vestígios do sangue comum, embora sua vida mergulhasse nas trevas dos tempos e se cumprisse em zonas longínquas.

Lemos a respeito de sua historia.Não ouvimos lendas nem contos de fadas, e sim algarismos,datas, os nomes de seus reis;aprendemos como eles viviam em tempos de guerra e de paz ,em suas casas, em seus templos.Vimos a saber de sua ascensão e decadência, fixadas em anos, meses,dias embora tudo isso sucedesse em épocas em que os nossos cálculos de tempo nem sequer haviam começado e quando o nosso calendário ainda não tinha nascido.


Vou escrever também aqui sobre uma parte do livro que ilustra isso que escrevi ae em cima:

Winckelman que era considerado e ainda é uma das mais importantes personalidades da arqueologia e responsável por grande avanço nessa área foi vitima de um truque do irmão do famoso Casanova, e aproveitando aqui cito uma frase de Chico Buarque sobre esse “incrivel sedutor’’, “não deve ter sido bom já que foram tantas’’.Voltando , o irmão de Casanova havia ilustrado pra Winckelmann os “Monumenti antichi” ,três pinturas,das quais uma representava Júpiter e Ganimedes e as outras figuras dançantes femininas e dizia que as figuras haviam sido descoladas de paredes de Pompéia e também acrescentou um historia loucamente romântica de um oficial que as teria roubado,fragmento por fragmento,clandestinamente.Winckelmann caiu na artimanha do Casanova e escreveu sobre a arte de Casanova em seu livro “Historia da Arte da Antiguidade”,no qual descreve que era uma pintura “como não tinha sido vista igual até agora”, nisso tinha razão pois depois de Casanova, Winckelmann era o primeiro.

A arqueologia teria sido por muito tempo uma ciência derivada da vontade de falsificação?

Não me entendam mal, não tenho uma teoria acerca de que tudo esta fundado na vontade falsificação ou coisa parecida ,apenas escrevo curiosidades a serem interpretadas livremente, temos que tomar cuidado com a indignação pois ela pode levar a fascismos.

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