26.7.06

Sandman - Um Jogo de Você



''Um Jogo de Você'' é um jogo no qual todos nós participamos , o real desafia a solidez de nossas identidades com vários desafios de variadas ordens, política,social,religiosa,etc

Afinal quem é você?você é a irmã do seu irmão o filho de seu pai, ou você é de fato você?

Cada ser humano possui esse conflito dentro de si,tentando escapar do kitsch,da sua própria banalização ,penso q ele age de maneira singular em cada sexo,como “zeit e geist” é como se no homem o sonho teria o poder de desloca-lo à alturas inimagináveis ,se um homem nega seu sonho ele cai em profunda angústia ,sua vida perde aquele sentido ardente de antes.

Nas meninas parece ocorrer o contrário , o sonho as afasta do real,enclausurando as em mundo fantástico de estética predominantemente banal,uma espécie de”sonho auto-ajuda”.

Em nossa atual época, os desafios do jogo da identidade são multiplicados ao máximo, o ser humano sente grande dificuldade de ficar acima de um mundo todo descontínuo e aparentemente sem sentido,um mundo que mais parece hoje ser protagonizado por objetos e não mais por ser humanos como é ilustrado por Baudrillard em “O Sistema dos Objetos”,hoje o objeto precede o humano ao invés de ocorrer o contrário,o humano torna-se algo mais funcional do que essencial,se adaptando a funções e não a fins,as pessoas ganham uma segunda função, a de elementos de combinação do jogo da identidade.

Outra coisa interessante para se notar é que em Sandman-Um Jogo de Você, o mundo real as vezes parece mais fantástico e bizarro do que nos sonhos,o mundo real é um delírio de inúmeras realidades singulares se chocando a cada momento e alterando o fio narrativo da estória.

Há alguns elementos de paródia como a protagonista bela e cativante de nome Barbie que consegue triunfar no final e a tia “num-gosto-de-cachorro” ,única personagem negra e que morre no final, acho que isso foi feito como uma tentativa de crítica a hq’s mais tradicionais e conservadoras.

A edição brasileira conta com um ótimo prefácio e no final temos extras ,com informações muito interessantes da equipe de produção tais como :

“Dave McKean(capas e desing)tinha como brinquedo predileto um peixe feito de lã.Seu nome era Peixe.Hoje,sua brincadeira predileta é forçar copiadoras a fazerem coisas para as quais não foram projetadas e nunca sonharam que seriam capazes de fazer”

No comments: